
Placas de energia solar que funcionam mesmo com chuva
A novidade de hoje pode soar até mesmo um pouco contraditória, mas com certeza promete muitos benefícios: uma equipe de cientistas de duas universidades chinesas desenvolveu placas de energia solar capazes de funcionar em dias de baixa insolação.

Em outras palavras, isso quer dizer que a tecnologia permite a captação de energia solar em dias chuvosos, com nevoeiro, e até mesmo durante a noite. Quem divulgou a notícia foi a agência EBF, que inclusive reuniu depoimentos de um dos criadores das placas fotovoltaicas.
“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou na noite”, explicou o professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, uma das instituições responsáveis pelo projeto.
Estes avanços foram publicados em revistas científicas da Europa e também dos Estados Unidos, que destacaram a queda de custos que a energia solar poderia ter graças a este tipo de placas fotovoltaicas.
—
Por fim, vale ainda ressaltar que o professor Tang também se envolveu num outro projeto de energia solar divulgado em março do ano passado:
Ele integrou uma equipe que desenvolveu placas fotovoltaicas capazes de produzir energia a partir dos raios solares e também pelas gotas de chuva, sendo eficiente independentemente das condições climáticas.
Segundo o material publicado pelos cientistas, tudo o que é preciso para criar a tecnologia consiste em uma camada de grafeno de um átomo de espessura, para que uma quantidade grande de elétrons possa se mover pela superfície.
O que achou dessas tecnologias? Apesar de terem sido criadas do outro lado do mundo, elas também seriam muito bem vindas em terras brasileiras!
Podemos Mudar o Cenário!